Ajustando tags mp3 com o EasyTag.


Não é chato quando baixamos um arquivo mp3 e ele vem com suas tags todas “zoadas”? Um vem sem o título da música ou com o nome do artista incorreto e para isso temos de ajustar manualmente. Pois bem, fuçando a Central de Programas do Ubuntu, encontrei um aplicativo bem interessante para resolver este problema: o EasyTag.

Como falei anteriormente, basta fazer a instalação a partir da Central de Programas. Para executá-lo, basta acessar a partir do menu Aplicativos->Multimídia->EasyTag.

Aberto o programa, basta selecionar o diretório onde estão localizados seus arquivos mp3 e ir alterando a partir do painel lateral onde contém as informações de título, artista etc. Os pequenos botões ao lado de cada campo servem para replicar informações caso você selecione mais de um arquivo, exemplo, colocar o mesmo artista em vários arquivos, evitando repetir a digitação (ou ctrl+c ctrl+v :D).

Mas o interessante do EasyTag está por vir! É possível efetuar consulta no CDDB via internet e assim preencher as tags com apenas um clique. Basta seguir os passos abaixo:

Fácil, né?
Qualquer dúvida, basta usar os comentários ali embaixo. 🙂

Abraço.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.