Microsoft lança linguagem de programação para crianças.


A Microsoft anunciou o lançamento de uma versão da linguagem de programação Kodu, voltada para o público infantil, para PC. Com a ferramenta, os jovens podem aprender a programar e criar seus próprios videogames. Originalmente, o programa só poderia ser executado em um Xbox, com o uso do controle do videogame para montar a lógica básica.

De acordo com a nota da Microsoft, a ideia da ferramenta surgiu em 2006, quando o pesquisador da empresa, Matt MacLaurin, notou o interesse de sua filha de três anos pelo computador. Ele resolveu, então, criar uma nova linguagem que pudesse trabalhar com apenas um controle de jogo, utilizando regras básicas para fazer coisas como mover uma maçã através da tela.

MacLaurin disse ao jornal The Wall Street Journal que o interesse da Microsoft em produzir o Kodu seria despertar o interesse das crianças pela ciência da computação e a possibilidade de incluir suas ferramentas em videogames.

A estreia do Kodu no Xbox 360 aconteceu na feira de eletrônicos Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, no ano passado. Até hoje, já foram feitos mais de 200 mil downloads do software, que é gratuito. Mais de 200 escolas usam a ferramenta e a Microsoft espera aumentar esse número com a possibilidade de uso do PC.

Segundo o site CNET, a empresa está lançando o Kodu para PC em versão beta, esperando obter mais comentários e sugestões antes de produzir a versão final.

Vi aqui

Anúncios

Um comentário sobre “Microsoft lança linguagem de programação para crianças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s