Arquivo INI com Delphi


Dicas Delphi

Arquivos Ini com Delphi

Exemplo simples de como usar arquivos INI no Delphi.

Para iniciarmos, declare na uses do seu form/unit a classe “INIFiles”.


uses
 Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
 Dialogs, StdCtrls, IniFiles;

Em seguida declaramos uma variável do tipo TIniFile. Ela pode ser local ou global dependendo de como você for usar.

var
 arq: TIniFile;

Instaciamos a nossa variável com o metódo Create:

arq := TIniFile.Create(ExtractFilePath(Application.exeName) + 'meu.ini');

No metódo Create da Classe TIniFile, é passado como parametro o nome do arquivo que será criado. Vale ressaltar que gravar um arquivo INI dentro de um diretório do Windows, pode ser uma dor de cabeça. Portanto, veja bem onde está salvando um arquivo INI.
No exemplo acima, passei o diretório do meu executável.

Em seguida gravamos alguns valores dentro do arquivo. A classe TINIFile nos permite gravar vários tipos de dados como inteiros, strings, decimais, binarios.
Os metódos para gravação de dados são precedidos da palavra “Write”, e para leitura, “Read”. Abaixo um exemplo de gravação de um inteiro e de uma string:


arq.WriteInteger('Config', 'meu_inteiro', 123);
arq.WriteString('Config', 'minha_string', 'simasWare.wordpress.com');

Neste metódo são passados três parametros, onde o primeiro vai ser a seção (“Config”), em seguida o identificador e por último o valor do mesmo.

Para que estes valores fiquem gravados no arquivo, ao terminar de fazer as alterações, utilize o metódo “UpdateFile”.


arq.UpdateFile;

E por fim, um exemplo de como ler os dados do arquivo:


Edit1.text := arq.ReadString('Config', 'minha_string', '');

A sintaxe é a mesma do “WriteString”, a diferença é que no último parametro, se passa um valor default para caso o identificador não seja encontrado no arquivo INI carregado.

8 comentários sobre “Arquivo INI com Delphi

  1. ola amigo se posivel vc me daria uma dica?
    gostaria de saber se é posivel e como eu faço
    para salvar arquivos de musica em um arquivo
    binario.
    desde já fico grato!

  2. vlw pelo post. Depois de vagar por varios sites, percebi que eu tinha de aprender primeiramente o basico sobre arquivos INI. e isso contribuiu para um problema que eu estava enfrentando.

    Grato pela dedicação na explicação.

  3. Olá boa noite, muito bom o post, estou tendo sérios problemas aqui para criar um ini, estou utilizando AdoConnection e SQL Server 2008, por acaso vc tem algum exemplo ai??

    Obrigado

  4. Não Estou conseguindo com que minha aplicação pegue o caminho do Banco de Dados com arquivo ini, veja como está meu codigo;
    procedure Tfrm_login.FormShow(Sender: TObject);
    var path : string;
    begin
    iniconf:=TIniFile.Create(ExtractFilePath(Application.ExeName) + ‘config.ini’);
    iniconf.WriteString(‘Banco de Dados’,’path’,DMdados.IBD_conexao.DatabaseName);
    path := iniconf.ReadString(‘Banco de Dados’,’path’,”);
    DMdados.IBD_conexao.Connected:=False;
    DMdados.IBD_conexao.DatabaseName:=iniconf.ReadString(‘Banco de Dados’,’path’,”);
    iniconf.Free;
    DMdados.IBD_conexao.Connected:=True;
    DMdados.IBTable_USUARIO.Active:=False;
    DMdados.IBTable_USUARIO.Active:=true;
    DMdados.IBTable_USUARIO.Active:=true;
    end;
    End.

      • Fernando de Simas, boa noite
        Conseguir resolver, problema era que ele não chegava escrever, a seção e nem a variável.

Deixe uma resposta

